Somos Rio: Comitê Chico Mendes marca presença em encontro comemorativo da coalizão VAC

Mobilização comemorou os quatro anos de atividade do movimento

O Comitê Chico Mendes foi uma das organizações presentes no VI Fórum de Parceiras VAC Brasil, que comemorou os quatros anos de atividade do Programa Vozes pela Ação Climática Justa no Brasil (VAC). Mais de 80 organizações agrupadas em 15 coalizões. Com uma temática que semeia nascentes de ideias e fortaleceu as correntes de união das mobilizações. Representando o Comitê, estavam Karla Martins, Cátia Santos e Kailane da Silva.

Encontro debateu justiça climática na Amazônia com quem vive nela. Foto: Katarina Silva/Miracena/Acervo VAC Brasil

Neta de Chico Mendes, Angélica Mendes, do WWF-Brasil e parte do Time Regional Brasil desde o início, resgatou marcos do projeto:

“VAC já chegou transformando as nossas organizações. A gente vê muitas organizações falando sobre Amazônia, mas poucos amazônidas envolvidos. E com VAC a gente percebeu essa virada de chave, essa transformação organizacional onde a gente vê nas lideranças sempre a busca por ter pessoas da Amazônia”, disse ao blog do VAC.

Ao longo dos três dias de Fórum, as manhãs foram marcadas por apresentações sobre o programa e debates essenciais para a rede. À tarde, os Afluentes VAC deram espaço para cada coalizão compartilhar conquistas, desafios e aprendizados dos quatro anos de projeto. 

Vozes pela Ação Climática Justa

O Programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC) é uma aliança global idealizada por seis organizações da sociedade civil  (WWF, Hivos, Fundación Avina, SouthSouthNorth (SSN), Akina Mama wa Afrika e Shack Dwellers International (SDI)) e financiada pelo Ministério das Relações Exteriores da Holanda, com ações em sete países do Sul Global. Além do Brasil, VAC também está presente na Bolívia, Paraguai, Tunísia, Quênia, Zâmbia e Indonésia.

Rede de parceiros que formam o VAC. Foto: Acervo VAC Brasil

No Brasil, o Programa é coordenado por Fundación Avina, Hivos, Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB, WWF-Brasil e Fundo Casa, tendo apoiado, desde 2021, mais de 80 organizações, movimentos e coletivos, articuladas em 15 coalizões.

Sobre o Comitê Chico Mendes

Criado em 1988 por companheiros e companheiras de luta e militância, familiares e organizações da sociedade civil na noite do assassinato do líder seringueiro e sindicalista, o Comitê Chico Mendes surge como guardião dos ideais e do legado deixado por Chico.

Realizando a Semana Chico Mendes e o Festival Jovens do Futuro o Comitê atuou como um movimento social até 2021 quando diante do desmonte da Política Nacional de Meio Ambiente que atingiu de forma violenta os territórios e seus povos, sobretudo as Reservas Extrativistas, legado direto da luta de Chico, sentiu que era chegado o momento de dar um passo importante e necessário no sentido de se estruturar para uma atuação voltada à  promoção do bem estar social, ambiental, cultural e econômico das comunidades tradicionais locais.

Então, em maio de 2021, depois de um longo processo de escutas e diálogos entre seus membros ativos e parceiros, decidiu-se pela institucionalização do Comitê Chico Mendes. Essa decisão foi um divisor de águas, hoje, chegamos às bases com projetos estruturados, mas continuamos com a alma de movimento de resistência que transborda nas Semanas Chico Mendes realizadas desde 1989, até o Festival Jovens do Futuro que realizamos a partir de 2020.

Anterior
Anterior

Movimento Jovens do Futuro se faz presente no 2º Congresso Regional de Psicologia: “ocupar espaços”

Próximo
Próximo

Ela continuará falando, viva e nunca sozinha: nota de solidariedade em apoio à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva