Ela continuará falando, viva e nunca sozinha: nota de solidariedade em apoio à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva

Em defesa da amiga e companheira de Chico Mendes, a eterna vereadora, deputada, senadora e, agora, Ministra, Marina Silva

Marina Silva é um dos nomes mais importantes da história da política brasileira. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Comitê Chico Mendes manifesta seu apoio e solidariedade à Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, diante das inaceitáveis declarações do senador Plínio Valério, na última quarta-feira (19). 

O comentário proferido pelo parlamentar ultrapassa os limites do respeito e da civilidade, especialmente ao se referir a uma mulher cuja trajetória é marcada pela luta em defesa da Amazônia e dos direitos socioambientais.

A fala do senador não é apenas desrespeitosa, mas também carrega uma carga simbólica perigosa, em um contexto em que lideranças ambientais frequentemente enfrentam violência e ameaças

Em um momento de desafios climáticos e ambientais urgentes, é inaceitável que o debate político seja reduzido a ataques pessoais que deslegitimam o trabalho sério e comprometido de uma das maiores referências da defesa ambiental no Brasil e no mundo.

Também se acrescenta ao quadro, o cenário de luta feminina contra índices simbólicos de feminicídio em nosso país. Não se “brinca” de agredir uma mulher. Marina é um baluarte para acreanos e todo o restante do país. 

Uma mulher preta, política, militante e da floresta, que desde a juventude carrega um legado de luta que reverbera pelos anos e fronteiras. Que, principalmente, nunca deixou de falar em prol de suas causas. O que foi dito em uma plenária no estado do Amazonas ultrapassa o desrespeito, é violência. 

Ao lado de Chico Mendes, a ministra exerceu seu papel de cidadã para a qualidade de vida e fortalecimento da identidade dos povos tradicionais do nosso Estado. Assim como, iniciou sua carreira nos anos 70, agora, em 2025, o Comitê Chico Mendes reafirma seu apoio e declara que ela não estará sozinha nesta luta.

Anterior
Anterior

Somos Rio: Comitê Chico Mendes marca presença em encontro comemorativo da coalizão VAC

Próximo
Próximo

“Para sustentar o céu”: Comitê Chico Mendes vai em escola para ação para o Dia da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas