Rio Branco recebe programação da Semana Chico Mendes com debates, oficinas e atividades culturais

O evento celebra o legado do ambientalista e promove debates sobre sustentabilidade, justiça climática e cultura amazônica.

Semana Chico Mendes: programação aborda saúde mental, justiça climática e empreendedorismo cultural. Foto: Daniel Nogueira

A Semana Chico Mendes segue com suas atividades em Rio Branco, após o sucesso da etapa realizada em Xapuri. A programação começa na quinta-feira, 19 de dezembro, na Universidade Federal do Acre (Ufac). Logo cedo, às 8h, será realizada a mesa de debate “Saúde Mental e Crise Climática: da eco ansiedade ao esperançar socioambiental”, no Centro de Convenções. 

Às 10h, acontece o lançamento da 3ª edição do livro “Vozes da Floresta”, no auditório da Ufac. Ainda na instituição, às 14h, será oferecida a oficina de Segurança de Dados e Cosmotécnicas Amazônicas, com o Movimento Plataformas, na Sala de Informática do curso de Jornalismo.

Na sexta-feira, 20 de dezembro, as atividades se transferem para o Museu dos Povos Acreanos. Às 9h, haverá o encontro “Fé, Floresta e Futuro: Encontro de Saberes e Justiça Climática”. À tarde, às 14h, será realizada uma roda de escuta e uma oficina de empreendedorismo para o audiovisual, promovida pelo Estúdio Escarlate. O dia será encerrado com o evento Samba pelo Clima, às 19h, com apresentação do grupo Moças do Samba, no Casarão.

Semana Chico Mendes celebra o legado do líder seringueiro com homenagens e reflexões. Foto: Emanoelly Souza

No sábado, 21 de dezembro, a Usina de Arte João Donato sediará oficinas organizadas pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Às 9h, ocorre a atividade “Biojoias Ribeirinhas: Conectando Natureza e Cultura”. Em seguida, às 11h, será oferecida a oficina “Construção de Alfabeto Regionalizado”. À tarde, às 14h, a programação traz o tema “Biodiversidade: Pegadas do Hoje e do Amanhã”.

O encerramento acontece no domingo, 22 de dezembro, com o evento “Legado de Luz: Encontro em Memória de Chico Mendes”, às 17h, no Museu dos Povos Acreanos. A atividade prestará homenagens e reflexões sobre a trajetória do líder seringueiro e suas contribuições para a defesa da Amazônia.

O encontro eforça a importância da memória do ambientalista, assassinado em 1988, conectando o passado com os desafios atuais da justiça climática e da valorização da cultura amazônica. Informações adicionais e eventuais mudanças na programação podem ser divulgadas pelos organizadores.

A Semana Chico Mendes segue com uma programação especial, que conta com o apoio de parceiros como WWF, Fundação Heinrich Böll Stiftung, Estúdio Escarlate, Veja, Hivos, UFAC, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura de Xapuri.

Anterior
Anterior

NEPSE e Comitê Chico Mendes promovem debate sobre saúde mental e crise climática em Rio Branco

Próximo
Próximo

Com seringueiros e ativistas de todos os estados, imersão é realizada no Seringal Floresta - Colocação Rio Branco durante a Semana Chico Mendes 2024