Estúdio Escarlate lança a Plataforma Chico Vive na Semana Chico Mendes, no Acre

A plataforma de impacto socioambiental, que aposta na força do entretenimento para ampliação do legado de Chico Mendes, conta com um filme de ficção, um documentário biográfico, ações socioambientais, exposições e a TV Chico Vive

Há 35 anos, o Comitê Chico Mendes, hoje presidido por Ângela Mendes, é uma das forças no Acre que mantém vivo o legado do ambientalista. O Estúdio Escarlate, idealizador da plataforma Chico Vive e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), promoverá uma série de atividades durante a Semana Chico Mendes 2024 em Xapuri, no Acre, entre 15 e 22 de dezembro. 

Cena do espetáculo “Tonha”. Foto: Escarlate

Com o tema “Chico 80 anos - A Luta continua”, o evento promovido pelo Comitê Chico Mendes, que está em sua 35ª edição, fará uma homenagem aos 80 anos de nascimento do líder seringueiro e busca fortalecer as conexões entre cultura, meio ambiente e impacto social na Amazônia.

“A defesa do legado de Chico Mendes é mais do que necessária em 2024. As ideias de Chico nunca foram tão atuais e urgentes. A Semana  Chico Mendes em Xapuri e Rio Branco é o ecossistema perfeito para o lançamento oficial das ações da  Plataforma Chico Vive porque ela legitima o mergulho sócio ambiental necessário que devemos fazer para avançar e engajar as novas gerações”, diz a produtora Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate. “Chico Mendes é o nosso herói pacifista e precisa ser alçado a esse posto, inspirando as novas gerações a uma visão mais consciente e ativa na preservação das florestas brasileiras e seus povos”.

Entre as ações programadas do Estúdio Escarlate e da Plataforma Chico Vive, destacam-se:

Oficina de Empreendedorismo no Audiovisual

No dia 20 de dezembro, agentes culturais de Rio Branco participarão de uma oficina prática e teórica voltada ao audiovisual, ministrada por Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate e pela produtora Candy Saavedra. A oficina abordará o cinema de impacto como ferramenta de legado, incluindo tópicos como:

• Desenvolvimento de projetos audiovisuais com foco em sustentabilidade;

• Captação de recursos e técnicas de pitching;

• Planejamento de ações ligadas a produções cinematográficas.

O encontro tem como objetivo estimular o empreendedorismo local, oferecendo ferramentas práticas para desenvolver o mercado audiovisual da região.

Roda de Escuta

A Roda de Escuta será um espaço para promover o diálogo entre os profissionais culturais locais e a equipe do projeto Chico Vive. O objetivo é mapear as demandas do setor audiovisual no Acre e identificar oportunidades para projetos colaborativos. Esta iniciativa busca ampliar o impacto regional por meio de soluções que atendam às necessidades específicas do cenário cultural acreano.


Espetáculo Teatral “Tonha”

A programação cultural da Semana Chico Mendes contará com a apresentação de “Tonha”, monólogo estrelado pela atriz Catarina Cândida. A peça narra a trajetória de uma nordestina que migra para a Amazônia durante a corrida da borracha, abordando temas como escravidão moderna, miséria e adaptação cultural.


Sobre o Plataforma  Chico Vive

A Plataforma Chico Vive foi idealizada em 2024 pelo Estúdio Escarlate, pelos produtores associados Bruno Gagliasso e Jorge Paz, que viverá Chico Mendes no cinema, e o diretor Rafael Dragaud.

Além das atividades realizadas durante a Semana Chico Mendes, a plataforma Chico Vive criou ações de impacto socioambiental, como ações de plantio, imersão na floresta e mitigação do racismo ambiental. O projeto, iniciado com o desenvolvimento de um longa-metragem de ficção, prevê ainda o lançamento de um documentário biográfico, exposições e a TV Chico Vive. Todas as iniciativas buscam honrar o legado de Chico Mendes e reforçar a importância da preservação ambiental e do engajamento social.

O longa-metragem de ficção será co-dirigido pelos cineastas Sérgio Machado e Sérgio de Carvalho e estrelado pelo ator Jorge Paz, que viverá Chico Mendes no cinema. Paz também é produtor associado do longa, e obteve os direitos autorais junto aos familiares de Chico Mendes. O ator Bruno Gagliasso também é produtor associado do filme e com a sua empresa de gestão de crédito de carbono, Pachamama, promoverá a primeira produção audiovisual de grande porte, com 100% de impacto positivo.  

A equipe da plataforma Chico Vive iniciará entrevistas de pré-produção e pesquisa para o documentário biográfico Chico Mendes - “Uma Vida pela Amazônia”. A plataforma inclui ainda  exposições com o acervo do ambientalista, um manual do entretenimento sustentável e a TV Chico Vive,  entre outras ações socioambientais. O time de produção e curadoria do projeto realizará uma imersão na região da reserva extrativista e, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, atuará com oficinas voltadas ao engajamento de jovens talentos no Acre. A equipe também iniciará entrevistas com familiares e companheiros de Chico Mendes como parte do desenvolvimento dos projetos de conteúdo. 

Anterior
Anterior

“Uma Carta para Chico” celebra legado de líder seringueiro e destaca jovens escritores em Xapuri

Próximo
Próximo

Prêmio Chico Mendes 2024 reforça lutas socioambientais e celebra legado de 80 anos