Comitê Chico Mendes

View Original

Primeira noite da Semana Chico Mendes 2024 tem entrega de prêmios e homenagens à memória dos empates em Xapuri

A Semana Chico Mendes 2024 começou! No domingo, dia 15 de dezembro, Xapuri, Acre, celebrou os 80 anos de Chico Mendes, símbolo da luta ambiental e dos direitos dos seringueiros. A cerimônia de abertura da Semana Chico Mendes foi marcada por homenagens emocionantes, incluindo a leitura de cartas escolhidas do concurso “Uma Carta para Chico”, uma iniciativa do Comitê Chico Mendes em parceria com o Instituto Federal do Acre (IFAC), campus Xapuri.

Primeira noite da Semana Chico Mendes 2024 foi marcada pelo seu viés celebrativo. Foto: Larissa Marinho

Também aconteceu a edição 2024 do Prêmio Chico Mendes de Resistência, promovido pelo Comitê Chico Mendes, que celebra duas décadas de homenagens àqueles que seguem sua luta em defesa da Amazônia. Este ano, um destaque especial é a estreia da categoria Ativismo nas Redes, criada para reconhecer ativistas que utilizam o poder das plataformas digitais para mobilizar consciências e ampliar o impacto das causas socioambientais.

Confira, neste link, fotos da primeira noite de encontros da Semana Chico Mendes 2024!

Sobre o Comitê Chico Mendes

O Comitê Chico Mendes é uma organização dedicada a preservar e dar continuidade ao legado do líder seringueiro Chico Mendes. 

Fundado no dia 22 de dezembro de 1988, data do assassinato de Chico, surgiu a partir da mobilização de mais de trinta entidades, além de amigos e companheiros de luta, com o objetivo de exigir justiça e responsabilização pelos autores do crime, movidos pelo luto, que virou luta, e pela determinação em manter viva a causa pela qual Chico Mendes lutou e foi assassinado. 

Por meio de suas ações, o Comitê promove a difusão da cultura, dos saberes e dos modos de vida das populações amazônicas, além de fortalecer o compromisso com a preservação da floresta e dos direitos das pessoas que dela dependem.