Estúdio Escarlate realiza roda de escuta e oficina de empreendedorismo na Semana Chico Mendes: “rede de parceria”
Encontro é apenas o começo de uma série de contrapartidas para a produção da cinebiografia de Chico Mendes
O estúdio responsável pela cinebiografia de Chico Mendes, Escarlate, está presente mais do que nunca na Semana Chico Mendes. O estúdio é idealizador da plataforma Chico Vive ao lado do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A oficina abordou o cinema de impacto como ferramenta de legado, além de estimular o empreendedorismo local, oferecendo ferramentas práticas para desenvolver o mercado audiovisual da região.
Também foi organizada uma Roda de Escuta. Um espaço para promover o diálogo entre os profissionais culturais locais e a equipe do projeto Chico Vive. O objetivo foi mapear as demandas do setor audiovisual no Acre e identificar oportunidades para projetos colaborativos.
Oportunidades
Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate, destacou como foi o processo da Roda de Escuta:
“A gente, como falou na oficina, tem uma agenda e o Comitê é o núcleo da nossa atuação aqui. Com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social, conseguimos trazer toda a equipe; viemos em 15 pessoas para a Semana. A gente teve oficina de marcenaria, fez várias entrevistas para os filmes e chegou aqui nessa oficina agora”, refletiu Henning.
Já Candy Saavedra, produtora, falou sobre a dificuldade de se ter um conhecimento prático sobre negócios no âmbito da produção cultural e como a presença do estúdio Escarlate pode facilitar acessos.
“Eu vejo que isso é uma dificuldade das pessoas também, tentar entender: como eu posso trazer isso. Acho que vai ser super potente pra gente aqui. O que eu puder fazer, como a Joana fala, para ser o meio — a gente é o meio —, eu vou fazer para que as coisas aconteçam, sabe?”, afirmou.
Henning também contou da importância de ouvir os depoimentos de quem mora no território acreano.
“Tivemos depoimentos verdadeiros, depoimentos engajados, com ações proativas importantes, que com certeza vão formar uma rede de parceria muito boa”, disse.
Candy contou que a roda de escuta foi importante para entender o que cada um pensa, o que as pessoas pensam, e também para me aprofundar mais.
“Acho que foi o primeiro de muitos encontros que a gente tem que realizar. Para mim, foi muito importante porque a gente tem, de certa forma, um know-how de empreendedorismo no audiovisual, e empreendedorismo como um todo”, finalizou.
A Semana Chico Mendes segue com uma programação especial, que conta com o apoio de parceiros como WWF, Fundação Heinrich Böll Stiftung, Estúdio Escarlate, Veja, Hivos, UFAC, Fundação Banco do Brasil e a Revista Xapuri.