Comitê Chico Mendes

View Original

Copa Chico Mendes une comunidades em celebração esportiva

O torneio vai atrair times de assentamentos, reservas extrativistas e também da cidade

Edição do torneio da Semana Chico Mendes 2022. Fotos: Marcelo Dagnoni.

Na edição da Semana Chico Mendes, celebrativa dos 80 anos do nascimento do líder seringueiro, uma das novidades presentes neste ano é a Copa Chico Mendes. O evento promete promover um momento de lazer, descontração e confraternização entre comunidades rurais e urbanas, celebrando a memória de Chico Mendes e reforçando sua luta em prol da valorização dos povos da floresta e do extrativismo sustentável.

“O torneio também é aberto para as pessoas da cidade participarem. Cada time pode inscrever até quatro atletas da zona urbana, reforçando a integração. É uma meta de confraternização entre muitas pessoas da cidade e da zona rural”, comenta Paulo Sérgio, um dos organizadores.

O torneio vai atrair times de assentamentos, reservas extrativistas e também da cidade. Cada equipe pode inscrever até quatro atletas da zona urbana, promovendo maior integração entre os participantes.

Público esteve presente no torneio em 2022. Fotos: Marcelo Dagnoni.

O entrevistado também detalha importância do papel da Copa Chico Mendes no escopo do grande encontro sobre sustentabilidade que é a Semana, essencialmente no formato especial de 2024:

“Isso não apenas amplia a participação, mas também dá mais visibilidade ao torneio e reforça a importância de Chico Mendes para o movimento extrativista e para a valorização das comunidades da floresta”, concluí Paulo Sérgio.



Sobre a Semana Chico Mendes 2024

O Comitê Chico Mendes convida a sociedade a participar da Semana Chico Mendes 2024, que celebra o 80º aniversário do seringueiro, sindicalista e socioambientalista Chico Mendes, figura que transformou a luta pela Amazônia em um símbolo de resistência e justiça social para o mundo. Com parceiros que atravessam o território brasileiro, o encontro se prepara para receber e atingir centenas de pessoas no coração da Amazônia.

Com o tema Chico 80 Anos: A Luta Continua, a programação, que ocorrerá entre 15 e 22 de dezembro em Xapuri e Rio Branco, convida os participantes a reviver o espírito dos “empates” de Chico, momentos em que seringueiros se uniram para impedir a destruição da floresta, e que seguem como exemplo inspirador de resistência pacífica. 

Serão promovidas rodas de conversa, atos culturais, exposições fotográficas e exibições de filmes sobre a Amazônia. Como Chico ensinou, "nossa vitória depende da nossa organização e disciplina", e em 2024, ao celebrar sua memória, reafirmamos a força coletiva no maior encontro em prol da justiça social e ambiental do Acre.


Sobre o Comitê Chico Mendes

Criado em 1988 por companheiros e companheiras de luta e militância, familiares e organizações da sociedade civil na noite do assassinato do líder seringueiro e sindicalista, o Comitê Chico Mendes surge como guardião dos ideais e do legado deixado por Chico.

Realizando a Semana Chico Mendes e o Festival Jovens do Futuro o Comitê atuou como um movimento social até 2021 quando diante do desmonte da Política Nacional de Meio Ambiente que atingiu de forma violenta os territórios e seus povos, sobretudo as Reservas Extrativistas, legado direto da luta de Chico, sentiu que era chegado o momento de dar um passo importante e necessário no sentido de se estruturar para uma atuação voltada à  promoção do bem estar social, ambiental, cultural e econômico das comunidades tradicionais locais.

Então, em maio de 2021, depois de um longo processo de escutas e diálogos entre seus membros ativos e parceiros, decidiu-se pela institucionalização do Comitê Chico Mendes. Essa decisão foi um divisor de águas, hoje, chegamos às bases com projetos estruturados, mas continuamos com a alma de movimento de resistência que transborda nas Semanas Chico Mendes realizadas desde 1989, até o Festival Jovens do Futuro que realizamos a partir de 2020.