Amazônia, juventude e ação: mesa e web-série fortalecem diálogo intergeracional durante a Semana Chico Mendes

Mesa na Semana Chico Mendes 2024 destaca protagonismo jovem na defesa da Amazônia e na luta climática rumo à COP-30

Exibição do 2° episódio da web-série Empate pela Amazônia de Pé abriu reflexões sobre o papel da juventude na luta climática. Foto: Emanoelly Souza

A mesa “Encontro de Juventudes, Legado de Chico e COP-30: caminhos possíveis para salvar a humanidade”, realizada nesta terça (16) em Xapuri, durante a Semana Chico Mendes 2024, contou com a exibição do 2° Episódio da web-série Empate pela Amazônia de Pé, que promove reflexões fundamentais sobre o papel da juventude, memória e ação coletiva. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Comitê Chico Mendes e o movimento Amazônia de Pé

O debate da mesa destacou a força das juventudes na luta contra as mudanças climáticas e a relevância da COP-30, relembrando o exemplo de Chico Mendes e sua confiança nos jovens como protagonistas na defesa da Amazônia.

Para José Lucas, um dos diretores do projeto, o processo de construção da série dialoga diretamente com a proposta da mesa.

“Essa websérie é feita por juventudes, com o objetivo de trazer esse diálogo intergeracional, que é a mesma proposta dessa atividade na Semana Chico Mendes”, destacou.

Parceria entre o Comitê Chico Mendes e o movimento Amazônia de Pé fortalece a luta coletiva. Foto: Emanoelly Souza

Além de ressaltar a força das juventudes, José Lucas anunciou que o episódio final da série – “Juventude Atenta e Organizada” – será lançado em breve. O encerramento trará as perspectivas de jovens em seus territórios, desde a floresta até o contexto urbano, ampliando o olhar sobre a luta socioambiental. A intenção, segundo ele, é que a produção percorra outros municípios do Acre, estados e atividades, fortalecendo o alcance das reflexões que ela propõe.

Daniela Orofino, diretora do movimento Amazônia de Pé, também esteve presente no evento e descreveu a emoção de vivenciar o momento de exibição.

“Foi emocionante ver os cineastas daqui mostrando seu trabalho para as pessoas do território. Essa websérie abre uma referência para outras formas de construção audiovisual com comunidades”, afirmou.

Mesa em Xapuri destaca o protagonismo jovem na defesa da Amazônia, inspirada no legado de Chico Mendes. Foto: Emanoelly Souza.

Ela acredita ainda no potencial educativo do projeto e sugere uma nova trajetória para ele:

“Essa série pode ser um material pedagógico super importante. Podemos pensar em rodá-la nas escolas do Acre, levando essa história até onde está a juventude acreana”.

Com produção colaborativa e olhares atentos ao futuro,  a atividade deixou uma importante mensagem: as juventudes, inspiradas no legado de Chico Mendes, são protagonistas na luta pela Amazônia e no enfrentamento às mudanças climáticas.

A websérie está disponível no YouTube e segue como um convite para fortalecer diálogos e ações em defesa do meio ambiente.

A Semana Chico Mendes segue com uma programação especial, que conta com o apoio de parceiros como WWF, Fundação Heinrich Böll Stiftung, Estúdio Escarlate, Veja, Hivos, UFAC, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura de Xapuri.

Anterior
Anterior

Com seringueiros e ativistas de todos os estados, imersão é realizada no Seringal Floresta - Colocação Rio Branco durante a Semana Chico Mendes 2024

Próximo
Próximo

Encontro de gerações marca seminário em Xapuri sobre os 80 anos de Chico Mendes