Fundação Banco do Brasil apresenta:

Navegue pela história e conheça mais sobre a vida e o Legado
do nosso Líder Seringueiro e Patrono do Meio Ambiente.

Linha do Tempo

Desde uma época de lutas acreanas até os legados deixados pela sua atuação, a mensagem de Chico Mendes vive.

Conheça sua trajetória:

Legado ・

Legado ・

  • Nos empates, os seringueiros, acompanhados de suas famílias, de forma pacífica, encaravam os peões. Eles explicavam que a destruição da floresta expulsaria as famílias locais e também ameaçaria o futuro dos próprios trabalhadores contratados para o desmatamento.

    Essa forma de resistência pacífica e organizada teve um papel crucial na consolidação da identidade dos seringueiros, destacando-se pela sua eficácia e pela maneira como conseguiu chamar a atenção de todo o Brasil.

  • Um movimento de união entre os indígenas e seringueiros em defesa da floresta e de um novo modelo de pensar economia, educação e sociedade pensando em preservação. 

    Foi dessa junção que surgiu o modelo das Reservas Extrativistas (Resex), inspirado na dinâmica das Terras Indígenas. A criação de reservas habitadas por comunidades tradicionais é um conceito utilizado em muitos países. Unidades de conservação, tanto pela vida de animais e plantas endêmicas destas áreas, quanto pelas vidas humanas que andam e trabalham dentro desses locais.

  • As ‘Resexs’ são territórios protegidos por lei para conservação e uso sustentável de recursos naturais. 

    As primeiras Reservas Extrativistas, foram criadas em março de 1990. Este evento eliminou muitos dos conflitos que ocorriam na região, à medida que seringueiros e outros extrativistas ganhavam direitos legais sobre suas terras.

  • A floresta vale mais em pé, do que derrubada. Este é um conceito defendido por Chico. Essa visão seria utilizada como uma alternativa para mitigar o colapso global que ele já nos alertava que poderia acontecer.

    A culminância dessa construção se deu no reconhecimento, pelo Estado, do papel social desempenhado pelas populações extrativistas na conservação da natureza.

  • A primeira rede de escolas para seringueiros na Amazônia. Chico, junto de outros nomes da época, como Mary Alegretti, a primeira professora do Projeto, viram a necessidade da alfabetização para essas comunidades.

    Eles desenvolveram um programa educacional para a região, criando o Projeto Seringueiro e a Cartilha Poronga. As primeiras escolas foram implantadas em 1981. Ela ensinava os seringueiros analfabetos, com a ajuda de Manoel Estébio, que colaborou na fundação da primeira escola.

  • Na sua carta aos Jovens do Futuro, Chico vislumbra uma revolução e convoca a juventude para construir uma nova sociedade, mais fraterna e mais justa para todas as pessoas.

    "Atenção jovem do futuro - 6 de setembro do ano de 2120, aniversário ou primeiro centenário da revolução socialista mundial, que unificou todos os povos do planeta num só ideal e num só pensamento(…)

Acervo・

Acervo・

Exposições

Artigos

Músicas

Revistas

Textos

Poemas